terça-feira, 13 de abril de 2010

Os tempos mudaram e as pessoas também!


Outro dia ouvi de um cliente o comentário de que uma pessoa havia lhe dito o seguinte: “se minha mãe não conseguiu me fazer mudar, não vai ser você que vai fazer isso aos meus 44 anos”. Havia algum tempo que não ouvia este tipo de comentário. Nossos antepassados diziam: “pau que nasce torto, morre torto”! Uma espécie de alusão popular às teorias deterministas, tanto biológica, como antropológica, em contraposição ao livre-arbítrio. Sempre me chamou a atenção a forma como as pessoas blindavam-se para a necessidade de mudar hábitos e comportamentos, como se as pessoas devessem aceitá-los porque simplesmente “eu sou assim mesmo”.

Os tempos mudaram, o mundo mudou e as pessoas tiveram que se ajustar. Inicialmente foi a entrada da informática nas empresas, provocando grandes dores de cabeça nos trabalhadores no início da década de 90. Daí nasceu até a expressão dos tecnofóbicos, pessoas que simplesmente se negavam a lidar com as novas engenhocas eletrônicas, que a modernidade trazia e as empresas adotavam rapidamente. A segunda grande onda de mudanças foi a invasão da Qualidade Total, que trouxe novos conceitos e de grande impacto comportamental. Em uma grande empresa aqui do RS, um empresário, diante da resistência dos funcionários à necessidade de mudanças, disse: “ou vocês mudam ou eu mudo vocês”! Quem entendeu o recado mudou e ficou, quem não entendeu o recado teve que “se mudar”, sutil... Por fim, a competitividade e a globalização está exigindo alta performance de profissionais e equipes e, para isso, a única constante é a necessidade constante de mudanças (Heráclito, 300 anos A.C.).
A minha atividade profissional (Coaching) me põe dentro do olho desse furacão de mudanças comportamentais, mas isso não tira a percepção comparativa de 25, 30 anos atrás da forma abissal que as pessoas têm se jogado à necessidade de inaugurar novos comportamentos para mudar performance, relacionamentos profissionais, refletindo-se também na vida pessoal. Isso confere um ar mais ameno às críticas que seguidamente se faz a esses tempos tão atribulados e incertos. Hoje as pessoas estão muito mais afinadas com a necessidade de se relacionar, de liderar, de compreender e se dar bem com os outros e o caminho para isso foi a autoconsciência, a percepção de si e a fenomenal capacidade de evoluir e se desenvolver. Percebe-se atualmente uma indelével busca de profissionais e corporações por métodos e programas que proporcionem essas mudanças, a fim de se adequarem às demandas que o mercado e a sociedade moderna nos cobra. Por isso...

Bendita mudança!!

Omar Seadi Torriani
Coach e Consultor de Empresas

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário:

 
Simple Proff Blogger Template Created By Herro | Inspiring By Busy Bee Woo Themes Distribuido por Blog templates