terça-feira, 13 de abril de 2010

Governança Familiar


As mudanças no mundo dos negócios têm causado constantes preocupações com a condução da gestão para atingir os resultados e permanecer no mercado. Diante desse cenário, a empresa familiar vem adotando estratégias apoiadas no modelo de gestão de governança familiar, cujo objetivo é intermediar os interesses patrimoniais da família e o interesse dos negócios, podendo ser vista sob a ótica de três subsistemas propriedade-familia-gestão, procurando envolver e comprometer todos os familiares para o mesmo caminho.
Dentro dessa visão, a empresa familiar passa por processos de mudanças e subdivide-se em grupos de interesses com papéis e responsabilidades definidas para manter o equilíbrio e a harmonia entre a relação familiar e profissional, compondo objetivos e regras que possam apoiar na disciplina da família com relação ao negócio e outras atividades.

O empresário pode estar se perguntando, mas para quê a mudança? A maior preocupação da governança familiar é a harmonia e o bem-estar da família, o que se acredita ser precondição para a prosperidade patrimonial. A família empresaria passa por constantes transformações que envolvem interesses pessoais, profissionais e familiares que podem ser distintos ao negócio ou não, e que de certa forma, podem interferir nas relações familiares e na definição da perpetuação dos negócios da família.

No modelo de gestão da governança familiar ocorre uma reestruturação, a família se reorganiza numa visão profissional, porém sem perder os laços afetivos, valores e a sua cultura. O processo é empreendedor e os interesses do grupo diretivo permeiam a formalidade, sendo mais abertos e democráticos. As diretrizes e os planos futuros da empresa passam a ter mais clareza, objetividade e direção, o que tende a gerar segurança para a família e possibilidades de desenvolvimento sustentável com satisfatórios resultados financeiros.
Porém é preciso lembrar que dentro desse modelo de gestão se faz necessário respeitar o momento e as relações familiares. O ritmo das ações é mediado pela condição da família, almejando-se alcançar uma evolução gradual até se atingir o progresso necessário.

Jaqueline Fouchy - Pisicóloga e Gestora de Recursos Humanos

Winners - Desenvolvimento Empresarial e Pessoal
" Ajudando Pessoas a encontrar o seu Melhor"

0 comentários:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário:

 
Simple Proff Blogger Template Created By Herro | Inspiring By Busy Bee Woo Themes Distribuido por Blog templates